Linha do tempo – África do Sul: dominação, apartheid e Mandela

Linha do tempo – África do Sul: dominação, iapartheid/i e Mandela.

África do Sul:

dominação, apartheid e Mandela

Povos da África do Sul

A África do Sul era uma vasta região, habitada por diversos povos*. Cada um tinha trajetória, características, costumes, língua e religião próprios. Apesar da vastidão territorial, nem todas as terras sul-africanas eram férteis. Algumas eram excelentes para pastagens, o que levou diversos povos dali a se dedicarem à criação de gado. Conheça a seguir alguns desses povos.

Os Khoikhoi (“homens de homens”) eram um povo pastoril, criador de ovelhas, cujo gado era a maior riqueza, pois fornecia alimento – leite ou carne – couro e transporte. Os holandeses passaram a chamá-los de hotentotes.

Os Xhosa eram outro povo cuja economia estava concentrada no cultivo de gado. Quando crianças, seus membros eram pastores; quando adultos, eram guerreiros e donos de rebanhos. As mulheres dedicavam-se à agricultura, cultivando sorgo, painço, batata-doce, feijão e ervilha. O grupo era dividido em clãs, coordenados por chefes. Destacavam-se nesse cargo os que tinham melhor oratória nos debates em comunidade. No âmbito da religião, acreditavam em espíritos, que eram relacionados a animais, plantas ou forças da natureza.

Já os San eram grupos de caçadores e coletores nômades. Como um leitor lê um texto, eles liam a terra e a vegetação, percebiam as trajetórias dos animais, observam-nos e caçavam-nos com flechas envenenadas. Raízes, frutas, mel, lagartas, larvas e insetos (como cupins e gafanhotos) eram seus alimentos. Os bôeres chamavam-nos de boschjesmans (bosquímanos), que significa “exploradores da mata”.

* Os povos da África do Sul compreendem muitas raças, línguas, religiões, costumes e estilos de vida. (…) O grupo mais numeroso é o africano, composto na sua maior parte por habitantes de língua banto. Compreende quatro grupos linguísticos principais. O mais numeroso é o dos que utilizam a língua nguni, que compreende os Zulu, os Xhosa, os Nbedele e os Suazi. Em seguida vem o dos habitantes tsuana, que compreende os Tsuana, os Pedi e os Soto meridionais. Os outros dois restantes são os Venda e os Shangaantsonga. (MURRAY, Jocelyn. África: o despertar de um continente. v. 2. Madri: Edições del Prado, 1997. p. 206.)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s