O que é Educação Inclusiva?

Educação inclusiva

Educação inclusiva

A Escola Inclusiva

Por  EDUCAÇÃO INCLUSIVA SE ENTENDE O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS OU DE DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NA  REDE COMUM DE ENSINO EM TODOS OS SEUS GRAUS. Da pré-escola ao quarto grau. Através dela se privilegiam os projetos de escola, que apresenta as seguintes características:
1. Um direcionamento para a Comunidade – Na escola inclusiva o processo educativo é entendido como um processo social, onde todas as crianças portadoras de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem  têm o direito à  escolarização o mais próximo possível do normal. O alvo a ser alcançado é a integração da criança portadora de deficiência na comunidade.
2. Vanguarda – Uma escola inclusiva é uma escola líder em relação às demais. Ela se apresenta como a vanguarda do processo educacional. O seu objetivo maior é fazer com que a escola atue através de todos os seus escalões para possibilitar a integração das crianças que dela fazem parte.
3.Altos Padrões – há em relação às escolas inclusivas altas expectativas de desempenho por parte de todas as crianças envolvidas. O objetivo é fazer com que as crianças atinjam o seu potencial máximo. O processo deverá ser dosado às necessidades de cada criança.
4.Colaboração e cooperação – há um privilegiamento das relações sociais entre todos os participantes da escola, tendo em vista a criação de uma rede de auto-ajuda.
5.Mudando papéis e responsabilidades – A escola inclusiva muda os papéis tradicionais dos professores e da equipe técnica da escola. Os professores tornam-se mais próximos dos alunos, na captação das suas maiores dificuldades. O suporte aos professores da classe comum é essencial, para o bom andamento do processo de ensino-aprendizagem.
6.Estabelecimento de uma infraestrutura de serviços – gradativamente a escola inclusiva irá criando uma rede de suporte para superação das suas maiores dificuldades. A escola inclusiva é uma escola integrada à sua comunidade.
7.Parceria com os pais – os pais são os parceiros essenciais no processo de inclusão da criança na escola.
8.Ambientes educacionais flexíveis – os ambientes educacionais tem que visar o processo de ensino-aprendizagem do aluno.
9.Estratégias baseadas em pesquisas – as modificações na escola deverão ser introduzidas a partir das discussões com a equipe técnica, os alunos , pais e professores.
10.Estabelecimento de novas formas de avaliação – os critérios de avaliação antigos deverão ser mudados para atender às necessidades dos alunos portadores de deficiência.
11.Acesso – o acesso físico à escola deverá ser facilitado aos indivíduos portadores de deficiência.
12.Continuidade no desenvolvimento profissional da equipe técnica – os participantes da escola inclusiva deverão procurar dar continuidade aos seus estudos, aprofundando-os.

O estabelecimento dos suportes técnicos

Deverão ser privilegiados os seguintes aspectos na montagem de uma política educacional de implantação da chamada escola inclusiva:
1. Desenvolvimento de políticas distritais de suporte às escolas inclusivas;
2. Assegurar que a equipe técnica que se dedica ao projeto tenha condições adequadas de trabalho.
3. Monitorar constantemente o projeto dando suporte técnico aos participantes, pessoal da escola e público em geral.
4. Assistir as escolas para a obtenção dos recursos necessários à implementação do projeto.
5. Aconselhar aos membros da equipe a desenvolver novos papéis para si mesmos e os demais profissionais no sentido de ampliar o escopo da educação inclusiva.
6. Auxiliar a criar novas formas de estruturar o processo de ensino-aprendizagem mais direcionado às necessidades dos alunos
7. Oferecer oportunidades de desenvolvimento aos membros participantes do projeto através de grupos de estudos, cursos, etc.
8. Fornecer aos professores de classe comum informações apropriadas a respeito das dificuldades da criança, dos seus processos de aprendizagem, do seu desenvolvimento social e individual.
9. Fazer com que os professores entendam a necessidade de ir além dos limites que as crianças se colocam,  no sentido de levá-las a alcançar o máximo da sua potencialidade.
10. Em escolas onde os profissionais tem atuado de forma irresponsável, propiciar formas mais adequadas de trabalho. Algumas delas podem levar à  punição dos procedimentos injustos.
11. Propiciar aos professores novas alternativas no sentido de implementar formas mais adequadas de trabalho.

.O conceito de Inclusão

A inclusão é :
– atender aos estudantes portadores de necessidades especiais na vizinhanças da sua residência.
–  propiciar a ampliação do acesso destes alunos às classes comuns.
– propiciar aos professores da classe comum um suporte técnico.
– perceber que as crianças podem aprender juntas, embora tendo objetivos e processos diferentes
– levar os professores a estabelecer formas criativas de atuação com as crianças portadoras de deficiência
– propiciar um atendimento integrado ao professor de classe comum

. O conceito de inclusão não é

– levar crianças às classes comuns sem o acompanhamento do professor especializado
– ignorar as necessidades específicas da criança
– fazer as crianças seguirem um processo único de desenvolvimento, ao mesmo tempo e para todas as idades
– extinguir o atendimento de educação especial antes do tempo
– esperar que os  professores de classe regular ensinem as crianças portadoras de necessidades especiais sem um suporte técnico.

. Diferenças entre o princípio da normalização e da inclusão

O princípio da normalização diz respeito a uma colocação seletiva do indivíduo portador de necessidade especial na classe comum. Neste caso, o professor de classe comum não recebe um suporte do professor da área de educação especial. Os estudantes do processo de normalização precisam demonstrar que são capazes de permanecer na classe comum.
O processo de inclusão se refere a um processo educacional que visa estender ao máximo a capacidade da criança portadora de deficiência na escola e na classe regular. Envolve fornecer o suporte de serviços da área de Educação Especial através dos seus profissionais. A inclusão é um processo constante que precisa ser continuamente revisto.

Autora: Profa. Dra. Leny Magalhães Mrech

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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