Como é a gravidez na adolescência?

Vista muitas vezes como algo negativo, a gravidez na adolescência tem diferentes aspectos. Veja como é a gravidez na adolescência!

 

 

A adolescência é a fase que antecede a idade adulta e é caracterizada como o período entre os 11 e  20 anos de idade, e por uma série de alterações físicas, biológicas e mentais. Atualmente uma das alterações físicas e biológicas de maior incidência é a gravidez na adolescência que vem aumentando no decorrer dos anos.

 

 

Considerada uma fase bastante conturbada, a adolescência é o período de descoberta de ideias, valores, crenças e formação da identidade;  desenvolvimento biológico do corpo e início da relação sexual. Por isso, engravidar nessa fase acaba por gerar uma série de conflitos externos;  na escola, família ou sociedade;  e internos,  entre eles: o medo, a insegurança e muitas vezes a depressão. Pensando nisso, saber como a gravidez é vista perante a sociedade, como preveni-la e enfrentá-la, são assuntos comumente explicados e debatidos em sala de aula.

 

Como é visto a gravidez na adolescência

 

 

Quando a gravidez e a adolescência ocorrem juntas acabam por ocasionar sérias consequências tanto para os adolescentes como também para os familiares.

 

Por conta de vivermos em uma sociedade onde cada vez mais o sonho das mulheres é estudar, cursar uma faculdade, viajar e se tornar independente, a gravidez acaba por ser algo bastante temido, entretanto, a maioria dos jovens começam sua atividade sexual muito cedo e acabam por ter uma gravidez não planejada que os  levam por adiar a realização de seus sonhos.

 

Diante disso, a gravidez na adolescência é vista perante a sociedade como algo muitas vezes negativo que atrapalha o sonho  de dois  jovens.

 

Como prevenir a gravidez na adolescência

 

 

Com campanhas para que cada vez mais a gravidez na adolescência seja debatida no ambiente escolar e familiar, a única forma de incentivar a sua prevenção é conscientizar os pais e também os professores que eles devem passar para os seus filhos ou alunos adolescentes todas as informações sobre como prevenir uma gravidez não planejada e quais as formas de prevenção, entre elas, o uso do anticoncepcional, a visita contínua ao médico ginecologista e o uso correto da camisinha.

 

Como enfrentar a gravidez na adolescência

 

 

Para lidar com uma gravidez na adolescência é preciso lembrar que qualquer casal que tenha um filho nesta fase está sujeito a passar por isso, então, aconselhá-los e ser um bom amigo de seu filho ou filha é a melhor coisa a ser feita.

 

Mas, se mesmo assim a gravidez ocorrer, é preciso apoiá-los, ensiná-los e ajudá-los a ver esta fase como algo incrível e tirar proveito disto. É claro que os pais pensam no futuro de seus filhos, mas brigar não é a solução e com o decorrer do tempo e o amadurecimento da ideia os lados positivos afloram; afinal, uma criança está por vir e ninguém em sã consciência não apoiará sua filha ou filho e deixará um serzinho que está por vir sozinho no mundo sem auxílio ou ajuda.

 

A gravidez na adolescência é um problema que pode trazer graves consequências não apenas para a vida pessoal da adolescente como também para a própria saúde  do  bebê, por isso, durante o período de gestação é fundamental o acompanhamento médico.

Assista ao vídeo e veja mais informações a respeito de gravidez na adolescência – Clique no link abaixo:

Gravidez na adolescência

 

Fonte: Portal ZUN

Advertisements

One response to “Como é a gravidez na adolescência?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s