Quais são os sintomas da anorexia nervosa?

A anorexia nervosa é um distúrbio comum na sociedade atual e atinge principalmente mulheres. Veja quais são os sintomas e tratamento.

Mulher olhando para alimentosClassificada como um distúrbio alimentar caracterizado pela presença constante e exagerada de preocupação com a aparência física e o peso corporal, a anorexia nervosa se manifesta principalmente no sexo feminino, atingindo a faixa etária dos 15 aos 30 anos, provocando problemas psiquiátricos graves que levam a perda de peso exagerada que levam a complicações sérias se não diagnosticada e tratada precocemente.

O organismo requer uma oferta calórica de 2000 calorias e quando essa oferta encontra-se em déficit  ele  vai retirando o que precisa das reservas como a reserva de tecido adiposo e proteico, acarretando em déficit nutricional que leva a desnutrição proteico calórica. Por isso, saber reconhecer os sintomas da anorexia nervosa e iniciar o tratamento o quanto antes é essencial para evitar complicações.

Principais sintomas da anorexia nervosa

Sintomas de anorexia

Entre os principais sintomas característicos da anorexia nervosa estão à perda de peso rápida e exagerada que não possui nenhuma justificativa aceitável, ou seja, a pessoa não apresenta nenhuma patologia que apresente um estresse metabólico intenso, a pessoa foge das refeições em família e alegam que nunca estão com fome ou que já realizaram uma refeição, preocupação extrema com a aparência física e o valor calóricos dos alimentos e a prática de atividade física intensa e exagerada com o objetivo de perder peso rapidamente.

Devido às deficiências nutricionais, o organismo começa a apresentar algumas mudanças fisiológicas, causando então a interrupção do ciclo menstrual, chamado de amenorreia, regressão das características corporais femininas e pele extremamente ressecada e desidratada.

Além disso, a pessoa anoréxica apresenta alguns problemas psicológicos como síndrome do pânico, comportamento obsessivos e compulsivos, depressão, ansiedade e visão distorcida do corpo.

Causas e tratamento da anorexia nervosa

Mãos talheres e pratos

As causas do distúrbio ainda são desconhecidas e vêm sendo estudadas por muitos profissionais da saúde, entretanto, alguns fatores são considerados desencadeadores da anorexia nervosa, entre eles, causas genéticas, conflitos familiares com a balança, busca pela perfeição, problemas de alimentação na infância, autoimagem negativa e baixa autoestima e, por fim, o conceito atual da moda e da sociedade que determina a magreza como um padrão absoluto de beleza e elegância.

Uma vez realizado o diagnóstico do quadro de anorexia nervosa é preciso à intervenção o mais rápido possível de uma equipe multidisciplinar com o intuito de melhorar o quadro nutricional do paciente e, em especial, dar apoio psicológico para aceitar a introdução de alimentos, a qual é visto como o tratamento mais eficaz, porém, que deve ser feito de maneira gradativa a fim de evitar sobrecarga do organismo e a não aceitação do paciente anoréxico.

Em casos mais graves é imprescindível a internação em hospital para intervenção nutricional com uma oferta gradual de calorias via enteral para restabelecer o quadro clínico o mais rápido possível e conseguir evoluir para uma aceitação de alimentos via oral.

Além da alimentação, é necessário um médico psicólogo para avaliar o quadro psicológico do paciente e, se for necessário, prescrever o uso de medicamentos específicos como antidepressivos, anticonvulsivantes e ansiolíticos.

Caso conheça alguém que apresente uma preocupação excessiva com o peso, exercita-se em excesso e limita a ingestão de alimentos, converse e tente marcar uma consulta com uma nutricionista ou psicólogo para intervir o quanto antes e evitar problemas futuros.

Fonte: http://www.zun.com.br

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s